Veja por que o mercado de Bitcoin caiu em baixa
Veja por que o mercado de Bitcoin caiu em baixa
O Natal do Bitcoin terminou oficialmente. Ele ainda pode ser mais de 56% maior do que o anterior (dezembro de 2023) de $ 19.783, mas depois de atingir o pico vertiginoso de $ 41.940 em 8 de janeiro, um preço entre $ 30.000 e $ 33.000 parece uma espécie de queda.
O Bitcoin entrou oficialmente em um mercado baixista, com seu preço caindo mais de 20% desde os atuais $ 41.940 ATH. Os indicadores disso são claros, já que, além da queda de preço, os dados recebidos mostram uma queda na base de futuros do bitcoin (a diferença entre os preços atuais e futuros) e também uma queda no prêmio do Bitcoin Trust em tons de cinza, entre outras coisas.
No entanto, o que está menos claro é por que o bitcoin entrou em um mercado baixista. Bem, vários fatores convergiram para causar uma “tempestade perfeita” no sentimento do mercado, de bitcoin superlotado a mineradores que vendem mais de seu estoque, enquanto um aumento no FUD certamente não ajudou em nada.
Bitcoin Bear Market, The Indicators
Se você deseja uma indicação clara de que o bitcoin entrou em um mercado baixista, não precisa procurar além da base futura do bitcoin. Mede a diferença, em termos percentuais, entre o preço à vista atual do bitcoin e os preços de exercício dos contratos futuros.
Se essa porcentagem for alta, isso sugere que uma parte maior do mercado está convencida de que o preço do bitcoin está subindo. Se estiver baixo e / ou em declínio, isso sugere que o mercado está se tornando menos confiante no crescimento do preço do bitcoin.
Dados da empresa de análise sediada em Londres mostram que a base de futuros de três meses está realmente caindo, caindo de 30% em 19 de janeiro para apenas 10% uma semana depois, em 26 de janeiro.
Fonte: skew / Twitter
Para colocar isso em alguma perspectiva, quando a skew lançou sua base métrica de futuros em novembro de 2023 – quando o preço do bitcoin estava indo de mais de $ 8.000 para $ 7.000 – estava um pouco abaixo de 10% para a maioria das bolsas que oferecem futuros. É assim que as coisas estão pessimistas agora.
Fonte: skew / Twitter
Outro indicador que conta uma história semelhante é o prêmio Bitcoin Trust em tons de cinza, que representa o quanto uma ação no GBTC é mais cara do que um bitcoin real. Esta agora está em apenas 1,1%, perto do menor (-0,3%) de todos os tempos, e um pouco longe seu maior recorde histórico de 132,6% (definido em maio de 2023).
Fonte: skew / Twitter
Alguns comentaristas de fato argumentou que o declínio no prêmio do GBTC é uma coisa muito boa, pois representa um mercado em maturação e um crescimento em outros fundos de bitcoin concorrentes. Isso é verdade no médio a longo prazo, mas por enquanto mostra que o mercado está esfriando, com menos pessoas dispostas a pagar prêmios porque não pensam mais que o bitcoin provavelmente aumentará no curto prazo.
Essa impressão é ainda mais reforçada pelo índice de medo e ganância do bitcoin, que tem declinado em relação aos níveis testemunhados no final de 2023 e início de 2023. Em 78 (no momento da escrita) ainda indica ganância, mas em comparação com pontuações (em 100) de 95 em 31 de dezembro, novamente mostra um esfriamento.
Fonte: alternativa.me
Por que o mercado caiu
Isso tudo levanta a questão: o que está acontecendo?
Existem vários fatores em jogo aqui, sendo o primeiro o simples fato de que o mercado de bitcoins está superlotado há várias semanas. Isso foi sublinhado por uma pesquisa publicada pelo Bank of America em 20 de janeiro, mostrando que 36% dos administradores de fundos acreditam que o bitcoin é a negociação mais concorrida que você pode encontrar em qualquer lugar agora. Está ainda mais superlotado do que as grandes tecnologias, que antes ocupavam o primeiro lugar desde outubro de 2023.
Em outras palavras, não apenas o bitcoin está acabando (pelo menos por agora) de novos compradores que podem continuar empurrando ou sustentando seu preço, mas a aglomeração do mercado de bitcoin aumenta o risco de grandes quedas de preço se os investidores de repente perderem a fé no bitcoin . Como o mercado de bitcoins já está lotado, haverá poucas pessoas para quem vender por preços razoáveis, caso os investidores queiram sair do mercado. Como tal, é provável que sejam forçados a vender por preços com desconto, a fim de descarregar.
E, de fato, algo como isso aconteceu, principalmente porque os detentores de bitcoins buscaram realizar lucros nas últimas semanas. Que isso é o grande responsável pelo atual mercado em baixa é a visão de numerosos analistas, Incluindo Alex Krüger.
Fonte: Twitter
Os mineiros começaram recentemente a desempenhar um papel nesta venda de realização de lucros, com dados da CryptoQuant revelando que o Índice de Posição dos Mineiros de Bitcoin – que mede o “proporção de BTC deixando todas as carteiras dos mineiros para sua média móvel de 1 ano”- atingiu um recorde de oito anos. De acordo com Ki Young Ju, CEO da CryptoQuant, os mineiros “têm movimentado uma quantidade incomum de Bitcoins recentemente”.
Fonte: Twitter / CryptoQuant
Com uma pontuação de 2,88, o gráfico acima mostra que a maioria dos mineiros está vendendo seus estoques de bitcoin (qualquer pontuação acima de 2 indica que mais estão vendendo do que segurando) e que a taxa de suas vendas está aumentando.
Claro, é muito bom dizer que os proprietários e mineradores estão vendendo e realizando lucros. Mas por que eles estão vendendo agora? Por que eles não esperaram até que o bitcoin atingisse $ 45.000, $ 50.000 ou até mais?
Essa pergunta nos leva ao nosso próximo fator: sentimento negativo. Com a chegada do governo Biden, e dados os comentários de alguns membros deste governo, o mercado agora se tornou um pouco inseguro sobre para onde o bitcoin está indo no curto a médio prazo.
Com A secretária do Tesouro Janet Yellen anuncia que o uso de muitas criptomoedas deve (de alguma forma mal definida) ser “reduzido”, o mercado está obviamente assustado com a possibilidade de legislação / regulamentação restritiva estar a caminho.
Os comerciantes – incluindo mineradores – não têm, portanto, certeza de qual caminho o mercado de bitcoin seguirá. Dada a possibilidade de legislação, alguns podem obviamente ter suspeitado que $ 40.000 é o melhor bitcoin que se pode esperar a médio prazo. Portanto, eles venderam e obtiveram lucros.
Por último, essa falta de confiança de curto prazo não foi ajudada por um aumento no FUD (medo, incerteza e dúvida). Em 21 de janeiro, certas publicações publicaram um relatório da BitMex sugerindo que ocorreu um gasto duplo no blockchain do Bitcoin. Este relatório estava errado e redondamente desmascarado por vários especialistas, embora isso não tenha impedido as pesquisas por “gasto em dobro” de atingir um recorde histórico.
Fonte: Google Trends
Também não impediu que o preço do bitcoin caísse de mais de $ 34.000 para menos de $ 30.000 em cerca de um dia.
Então, sim, embora as coisas não pareçam mais tão espetaculares para o bitcoin agora como pareciam semanas atrás, há uma abundância de razões mundanas para explicar por que isso acontece. E embora o quadro de curto prazo possa ser um tanto instável, o caso fundamental para o bitcoin ainda não mudou.