O Open Banking Fintech Plaid está supostamente planejando mais do que dobrar sua equipe profissional baseada na Europa
Firma fintech Xadrez está planejando mais do que dobrar sua força de trabalho baseada na Europa em 2023, apesar de ter que desistir de um potencial negócio a ser adquirido pela gigante de pagamentos Visa (devido a questões antitruste dos EUA).
A empresa de tecnologia financeira parece estar tomando as consequências do negócio potencial de US $ 5,3 bilhões em seu caminho, na esperança de tirar proveito de um movimento em direção aos serviços bancários digitais ou online após o surto do COVID-19.
As ferramentas de infraestrutura financeira da Plaid são usadas para vincular algumas das plataformas Fintech mais usadas nos Estados Unidos com as contas bancárias dos clientes. Essas empresas incluem a troca de ativos digitais Coinbase, a firma de pagamentos Venmo, o popular aplicativo de negociação de ações Robinhood, entre muitos outros.
Notavelmente, os principais serviços da Plaid são parte da tendência global Open Banking Fintech, que está rapidamente se tornando uma parte importante do setor de serviços financeiros digitais em evolução. O Open Banking permite que os consumidores compartilhem os detalhes financeiros com muitos credores diferentes e empresas terceirizadas.
Gestão de xadrez contou CNBC, eles agora estão trabalhando com vários novos clientes baseados na Europa, que supostamente incluem os fornecedores de aplicativos de gestão financeira do Reino Unido Cleo e Curve. O Plaid concorre com provedores de serviços europeus menores, como Tink, TrueLayer e Yapily. Essas empresas estão focadas em capitalizar as regulamentações Fintech bastante progressivas no Reino Unido e na União Europeia também.
A administração da Plaid confirmou que eles têm 40 profissionais em sua folha de pagamento, que trabalham nos escritórios de negócios da empresa Fintech em Amsterdã e Londres. Existem também dez outros membros da equipe baseados nos Estados Unidos que atualmente estão focados em apoiar as operações globais da empresa.
Atualmente, a Plaid emprega cerca de 600 trabalhadores. Até o final deste ano, a empresa planeja contratar mais profissionais para ter cerca de 100 funcionários para lidar com suas operações europeias.
A Plaid oferece serviços no Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Espanha, França e Holanda. Keith Grose, Chefe de Operações Internacionais da Plaid, confirmou que a expansão futura está “definitivamente prevista”.
Grose acrescentou que eles estão no “modo de inicialização”. Sua atitude parecia bastante positiva, considerando que o Departamento de Justiça dos EUA anunciou recentemente que a aquisição da Plaid, um banco aberto Fintech, pela Visa foi cancelada. A decisão de abandonar a aquisição de US $ 5,3 bilhões foi devido a uma ação civil antitruste movida em 5 de novembro de 2023, para impedir a fusão.
O DOJ alegou que a Visa é um monopolista em débito online, cobrando de consumidores e comerciantes bilhões de dólares em taxas a cada ano para processar pagamentos online. O DOJ disse que a Plaid está desenvolvendo uma plataforma de pagamentos que desafiaria o monopólio da Visa.
De acordo com a reclamação, a transação teria permitido à Visa eliminar essa ameaça competitiva ao seu negócio de débito online antes que a Plaid tivesse uma chance de sucesso, aumentando ou mantendo assim seu monopólio.
O caso foi agendado para julgamento no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia em 28 de junho de 2023. Como resultado da decisão da Visa and Plaid de rescindir seu contrato de fusão, os Estados Unidos entraram com uma Estipulação Conjunta de Demissão.
Apesar desses problemas ou contratempos, a Plaid visa tirar proveito das principais tendências da indústria Fintech, que inclui muito mais pessoas que ficam em casa e se envolvem com plataformas de comércio digital para comprar bens e serviços de uso diário.
Em declarações compartilhadas com CNBC, Zach Perret, Co-fundador da Plaid, comentou:
“A realidade é que a Plaid é um negócio diferente. O mundo em que vivemos, especialmente o mercado Fintech, é um mercado completamente diferente do que era há 12 meses. ”
Antes do possível negócio com a Visa, a Plaid havia garantido mais de US $ 300 milhões de vários investidores. Visa também ainda é um investidor na empresa Fintech.
Ao comentar se a Plaid deveria tentar explorar os mercados de private equity para outra rodada de investimentos, Grose observou:
“A maneira como Zach pensa sobre isso é: o que é melhor para a taxa de crescimento a longo prazo do Plaid? Mercados de capitais e arrecadação de fundos e tudo isso é uma ferramenta para atingir seus objetivos de longo prazo como empresa. Sentimo-nos muito bem com nossa estratégia agora. Se precisarmos fazer qualquer uma das coisas como captação de recursos e mercado de capitais para atingir essas taxas de crescimento, iremos … .2023 foi um ano selvagem para o mundo inteiro e para a Fintech em particular. O ecossistema cresceu muito. Aquilo em que estamos trabalhando e os produtos em que nos concentramos na Europa mudaram. ”