Vitalik Buterin Net Worth 2023 – Quão rico é o Crypto Wunderkind?
Vitalik Buterin é um famoso desenvolvedor de criptomoedas e blockchain, programador, empresário e cofundador da rede Ethereum. Ele é um palestrante notável na indústria de criptomoedas, defendendo muitos projetos baseados em blockchain e participando de vários eventos relacionados à criptografia em todo o mundo. 2 anos depois de aprender sobre o Bitcoin, aos 19 anos, ele escreveu o white paper Ethereum. Logo depois, a criptomoeda blockchain Ethereum chamada Ether se tornou a segunda maior criptomoeda do mundo. Muitos consideram que, em 2023, Buterin ganhou US $ 100 milhões; no entanto, a CryptoGeek acredita que o patrimônio líquido de Vitalik Buterin ultrapassa US $ 168 milhões. Neste artigo, vamos lançar alguma luz sobre os marcos da biografia profissional de Buterin e aprender quanto dinheiro esse jovem gênio ganhou ao longo do caminho.
Obstáculos no cálculo do valor líquido de Buterin
O que torna a tarefa de calcular o valor líquido de Vitalik Buterin bastante difícil (ou mesmo impossível) é que a maior parte de seu dinheiro está supostamente armazenado em criptomoedas. Essa é a razão pela qual diferentes fontes indicam cifras de US $ 100 a US $ 500 milhões. Entende-se que Buterin provavelmente não gastaria US $ 100 milhões. O valor em dólares de suas riquezas flutua fortemente devido à turbulência dos preços de mercado das criptomoedas. Se acreditarmos que Buterin, como cofundador da Ethereum, armazena uma parte significativa de sua riqueza na ETH, devemos considerar que o preço da ETH estava acima de $ 1.400 no pico (janeiro de 2023), mas em outubro de 2023 é muito mais baixo – cerca de $ 380 por 1 ETH. Apesar da incapacidade de fornecer números precisos, faremos o nosso melhor para fornecer fatos suficientes para tornar os cálculos o mais precisos possível.
Anos Pré-Ethereum
Vitalik (ou Vitaly Dmitrievich) Buterin nasceu em 31 de janeiro de 1994, em Kolomna, Rússia. Seus pais são Dmitry Buterin, um programador de computador, e Natalia Ameline, cuja ocupação não é especificada em lugar nenhum. A família não era tão rica. Em 2000 mudou-se para Toronto, Canadá, em busca de melhores empregos.
Tente agora Negocie com alavancagem de até 125X na Binance Tente agora
Vitalik mostrou desde cedo interesse e talento em matemática e aos 7 anos foi enviado para estudar em uma escola particular. Vitalik estava estudando na classe para crianças superdotadas, onde continuou a se desenvolver em matemática, codificação e economia. Ele começou a programar com 9 anos de idade. O professor de Buterin lembra de Vitalik ser capaz de fazer cálculos complexos em sua cabeça duas vezes mais rápido que os outros alunos. Por quatro anos ele estudou na Abelard School. Esses anos são citados por Vitalik como muito importantes em sua vida. Foi quando ele decidiu se concentrar no aprendizado.
Aos 17 anos, ele aprendeu sobre o Bitcoin com seu pai, que tinha uma startup de tecnologia na época. Quando Vitalik conheceu o Bitcoin, ele pensou que essa coisa não tinha valor e não tinha valor intrínseco. No entanto, um pouco mais tarde ele começou a pensar no Bitcoin e a estudar tudo o que podia sobre o assunto.
Curiosamente, a experiência que desencadeou o prodígio da programação de 17 anos foi a atualização do jogo World of Warcraft, que anulou algumas de suas conquistas em jogos em um piscar de olhos. Buterin decidiu parar de jogar, e isso proporcionou o espaço necessário para uma nova ocupação em sua mente. O que é mais importante, o caso desta atualização de Warcraft levou-o a um pensamento de que o poder centralizado é mau ou pelo menos que a descentralização não é uma má ideia. Daquele momento até agora Vitalik é um defensor fervoroso da descentralização. Foi nesse momento que ele começou sua jornada pela criptomoeda.
Vitalik parecia ser não apenas um pesquisador, mas também um escritor perspicaz. Em 2011 ele começou a escrever posts sobre Bitcoin e temas adjacentes. Naquele ano, o Bitcoin foi um objeto de interesse para uma comunidade internacional relativamente pequena. Como o próprio Buterin admitiu, os bate-papos relacionados ao Bitcoin estavam atraindo não apenas programadores e criptógrafos, mas também pessoas envolvidas na política (socialistas, libertários etc.). Era um espaço fervente de ideias e discussões sobre tópicos como censura, privacidade, descentralização e assim por diante. Todos esses tópicos obviamente foram significativos para a futura ideia de Buterin, uma cadeia de blocos Ethereum com todos os seus serviços, oportunidades e filosofia.
Quem sabe provavelmente aqueles dias (ou melhor, noites) contribuíram para o nervosismo de Buterin que chegou às manchetes. Aqui está uma de suas declarações que se tornou famosa: “Eu definitivamente espero que as trocas centralizadas queimem no inferno tanto quanto possível”. Uma vez que ele foi criticado (por alguns) por interromper Craig Wright (desenvolvedor de criptomoedas, um autoproclamado Satoshi Nakamoto) durante seu discurso na conferência de Deconomia em público, dizendo “dado que ele comete tantos erros e erros, por que essa fraude tem permissão para falar nesta conferência? ” Outro campo de batalha de Buterin é seu confronto direto com Justin Sun no Twitter.
As postagens do blog de Vitalik foram anotadas por uma pessoa que iniciou uma publicação na Internet dedicada ao Bitcoin. Ele ofereceu Vitalik para escrever artigos sobre Bitcoin por 5 BTC cada um. Buterin aceitou a oferta e logo ganhou 20 BTC por seu trabalho. Naquela época, custava cerca de US $ 14 – bem longe das centenas de milhões que ele ganhará nos próximos anos, como você pode ver. Como Vitalik lembra, ele gastou seus primeiros 10 BTC comprando uma camiseta. Como Bitcoin não era um tópico mainstream e o fundador do site dedicado a esta criptomoeda provavelmente não era um promotor brilhante, a publicação foi fechada em breve devido à falta de interesse das pessoas.
No entanto, Buterin não iria parar de escrever. A nova oportunidade veio de fora. Em setembro de 2011, um entusiasta do Bitcoin romeno que leu os textos de Buterin entrou em contato com Vitalik e o convidou para ser um dos fundadores e principal autor da Bitcoin Magazine. É assim que uma das primeiras publicações Bitcoin sérias foi criada. A Bitcoin Magazine começou a lançar uma edição impressa em 2012. Vitalik estava trabalhando nos artigos de 10 a 20 horas por semana enquanto ainda frequentava a Universidade de Waterloo. A assinatura mensal custa $ 9. Alguns dos artigos estão disponíveis gratuitamente. Não há informações sobre quanto dinheiro Buterin ganhou na Bitcoin Magazine. Ele trabalhou para a BM até 2014. Quando Vitalik tinha 18 anos, ganhou a medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Informática.
Como o preço do Bitcoin cresceu em 2013, Vitalik conseguiu gastar algum dinheiro em viagens. Ele visitou Amsterdã, Barcelona, San Francisco, San Jose e outras cidades. Ele estava conhecendo outras pessoas que gostam de criptografia e criptomoedas. É considerado que a participação na conferência de San Jose foi o ponto de viragem quando Vitalik viu quantas pessoas estão envolvidas na ainda obscura indústria de criptomoeda e quanta dedicação eles realizam. Foi quando ele pensou em mudar de vida. Mais ou menos na mesma época, ele começou a trabalhar na proposta Ethereum que será lançada um ano depois. Em 2014, Vitalik decidiu abandonar a universidade e se dedicar totalmente à Ethereum, o que fez. Ele tinha algum dinheiro para iniciar o projeto, pois recebeu uma bolsa Thiel no valor de $ 100.000. Ao mesmo tempo, ele trabalhava como assistente de pesquisa com um dos inventores do protocolo de mensagens não registradas, Ian Goldberg. Este protocolo ainda é usado para criptografar mensagens instantâneas. Apesar do fato de Buterin ter parado de escrever para a Bitcoin Magazine, ele continua postando novos textos em seu site pessoal, bem como participando ativamente de discussões aqui e ali na web.
O lançamento da Ethereum
Por um lado, Ethereum começou como uma extrapolação lógica da funcionalidade Bitcoin para uma ampla gama de processos enquanto, ao mesmo tempo, Ethereum foi iniciado como a rede operando de forma mais eficiente do que Bitcoin, pois estava abordando as desvantagens do Bitcoin.
Como o razão distribuído é imutável e seguro, ele pode ser usado para finalidades diferentes das transações monetárias. As transações em blockchain podem representar títulos, ações e outros tipos de informação – na verdade, qualquer tipo de informação pode ser tratada via blockchain. Mais do que isso, a própria natureza do blockchain é capaz de tornar muitos processos automatizados, verificáveis, seguros e assim por diante. O intermediário que desperdiça tempo e outros recursos é removido de forma eficaz por soluções de blockchain, pois o blockchain permite que as plataformas sejam peer-to-peer. O que é mais importante é que o blockchain pode ser usado para controlar acordos entre as partes da transação e fornecer um sistema confiável para pagamentos ou qualquer outro tipo de interação. Toda a burocracia poderia ter sido substituída por um algoritmo. Essas ideias não foram organizadas corretamente por ninguém até 2013, no entanto, várias pessoas já estavam chamando isso de blockchain 2.0. Vitalik Buterin se tornará aquele que colocará em operação essas peças da próxima grande novidade após a Internet.
Vitalik notou que os desenvolvedores que estavam tentando ampliar os casos de uso da tecnologia blockchain estavam construindo suas plataformas em cima do blockchain Bitcoin. Essa é a razão pela qual todos esses projetos foram seriamente limitados pelas oportunidades da linguagem C ++ que foi usada para criar a rede Bitcoin. Buterin viu um potencial real no uso de um blockchain diferente do Bitcoin. Ele entendeu que construir um novo blockchain baseado na linguagem de codificação Turing-complete tornará possível não apenas lançar uma nova rede de pagamento, mas também criar uma versão descentralizada da Internet com todas as funcionalidades usadas online – todo tipo de interação com dados.
O white paper Ethereum ficou pronto em 2014. Buterin o enviou para seus amigos e obteve um feedback surpreendentemente positivo. Logo, Vitalik colocou a equipe para trabalhar neste projeto. Ethereum foi apresentado na conferência de criptomoedas em Miami. O público ficou entusiasmado com esta nova plataforma. 31.000 BTC foram levantados em uma venda coletiva da ETH em julho de 2014. Esse dinheiro formou a Fundação Ethereum, uma organização sem fins lucrativos criada para financiar o projeto Ethereum. No mesmo ano, Vitalik ganhou o prêmio World Technology Network (WTN) para software de TI. Vale a pena dizer que um dos outros candidatos era Mark Zuckerberg, mas um visionário de criptomoeda de 20 anos tinha algo mais impressionante a oferecer.
O salário pago a Buterin pela Ethereum Foundation não era estável, embora em média seja equivalente a aproximadamente $ 144.000 por ano. O salário é pago em francos suíços, uma vez que a Fundação Ethereum está registrada na Suíça. Buterin nomeou 135.000 CHF como seu salário anual em um dos cargos do Reddit. Alguns membros da comunidade de criptomoedas criticavam Vitalik por aceitar um salário tão alto, mas esse valor está longe de ser o maior da indústria para um cargo como o de Buterin.
Calculando o valor líquido de Vitalik Buterin
Não há muitos fatos conhecidos sobre a riqueza de Buterin. No entanto, algumas informações são conhecidas. Endereços de carteira pública ajudam a estimar pelo menos parte do dinheiro do Buterin. As declarações de Vitalik sobre sua riqueza podem ser encontradas nos posts do Reddit. Na maioria das vezes, essas mensagens não contêm números precisos. Por exemplo, ao abordar as acusações de pré-mina Ethereum, ele afirmou que nunca teve mais de 0,9% de toda a ETH. Essa pista não nos ajuda a obter nenhum número claro. Em vez disso, apenas estreita o campo de nossas suposições. Acredita-se que cerca de 11% do fornecimento da Ethereum seja detido pelos fundadores. As moedas foram pré-minadas.
Claro, o salário não é a única receita que Vitalik obtém. Ele é pago como consultor ocasionalmente. Ele é um palestrante proeminente e impulsionador da indústria. No entanto, os valores que ele recebe por esta atividade não são divulgados em qualquer lugar.
Não há "oficial" dados sobre quanto dinheiro Vitalik mantém na ETH, mas curiosos que analisaram as carteiras de Buterin afirmam que ele tem aproximadamente 352.000 ETH.
O próprio Buterin afirmou que possui alguns tokens de ecossistemas diferentes de Ethereum, nomeadamente Bitcoin Cash (BCH), Bitcoin (BTC), Dogecoin (DOGE) e Zcash (ZEC). Ele especificou que o valor combinado desses ativos é inferior ao valor de 10% de seu capital em Ethereum. Se assumirmos que Vitalik possui 352k ETH, as outras moedas somam 35.200 ETH na melhor das hipóteses.
Além disso, o fundador da Ethereum admite que possui alguns ERC-20. Os tokens são OmiseGo (OMG), um token Kyber Network (KNC), Maker (MKR) e Augur (REP). E mais uma vez Vitalik acrescenta que o valor total dessas fichas não ultrapassa o valor de 10% de sua reserva ETH. Mais uma vez, digamos que é 35.200 ETH.
Buterin possui participações societárias na Clearmatics e na StarkWare. Essas startups tiveram bastante sucesso, levantando US $ 13 e US $ 36 milhões, respectivamente. No entanto, não há informações sobre a participação da Vitalik nessas empresas.
E quanto a dinheiro fiduciário? "Definitivamente, não estou no campo que adora ativamente que as moedas fiduciárias sejam destruídas," Vitalik disse uma vez. E parece que ele está cumprindo suas palavras! A Crypto Briefing estimou as participações de Buterin em moedas fiduciárias em US $ 12 milhões. Embora essa estimativa não seja apoiada pelas fontes, ela não contradiz as próprias declarações de Buterin sobre suas economias em moeda fiduciária.
E é basicamente isso.
Agora vamos tirar um tempo para resumir tudo e convertê-lo (que ironia!) Em dólares americanos. Em 16 de outubro de 2023, quando o artigo foi escrito, 352.000 ETH valia $ 130.264.640. O restante das criptomoedas de propriedade de Buterin ganham $ 26.052.928 no máximo. Em seguida, devemos adicionar $ 12 milhões de seus ativos de moeda fiduciária. A soma total está acima de US $ 168 milhões. Observe que, em muitos casos, não conseguimos recuperar as informações sobre os valores dos ganhos ocasionais e assim por diante. Na verdade, acreditamos que o patrimônio líquido é maior do que nossa estimativa, então vamos tratá-lo como o patrimônio líquido mínimo de Vitalik Buterin. Cuidar!